<font color=0093dd>PCP divulga declaração programática para as eleições</font>

O PCP divulgou, na passada terça-feira, a sua declaração programática para as eleições de 13 de Junho para o Parlamento Europeu. Esta declaração integra um conjunto de propostas políticas fundamentais e de compromissos relativos à sua intervenção no mandato 2004-2009, sob o eixo essencial de reafirmação da necessidade e da possibilidade de outro caminho para Portugal e para a Europa.
No texto, são abordados os traços fundamentais da evolução da União Europeia desde as últimas eleições para o Parlamento Europeu, em 1999, bem como as políticas e orientações da União Europeia e as suas consequências para Portugal. Outro dos capítulos aborda com detalhe a convergência do PS, PSD e PP na defesa das políticas de direita que têm vindo a ser aplicadas na UE e outro destaca o papel do PCP na defesa dos interesses dos trabalhadores e do País, corporizando esta acção dos comunistas um projecto para Portugal e para a Europa.
Em anexo, são ainda tratados com maior desenvolvimento temas como a dita «Constituição Europeia», a ofensiva neoliberal, a militarização da União Europeia e o alargamento.
A declaração encontra-se, na íntegra, na página do PCP na internet, em www.pcp.pt..


Mais artigos de: Em Foco

Alma alentejana

A vida, as lutas, os sons e os sabores do Alentejo estiveram em destaque na Festa Alentejana, que o PCP realizou no passado fim-de-semana em Beja. Milhares de pessoas estiveram presentes e mostraram-se decididas a prosseguir a luta pelo Pão e pela Justiça, a mesma luta por que morreu há cinquenta anos, à frente das suas companheiras, a operária baleizoeira Catarina Eufémia.

<font color=0094dd>Um novo rumo é urgente</font>

Centenas de intelectuais, quadros técnicos e gente da cultura apelam ao voto na CDU nas eleições de 13 de Junho. Conscientes dos perigos crescentes que ameaçam Portugal e a Europa, consideram urgente um novo rumo político, económico, social e cultural na União Europeia, que o voto na CDU corporiza. A lista dos signatários é, até ao momento, a seguinte.